Agradecer ter o que agradecer

ABRAÇAR E AGRADECER *

” ….Agradecer o sol que raia o dia,
A lua que como o menino Deus espraia luz
E vira os meus sonhos de pernas pro ar.
Agradecer as marés altas
E também aquelas que levam para outros costados todos os males.
Agradecer a tudo que canta no ar,
Dentro do mato sobre o mar,
As vozes que soam de cordas tênues e partem cristais…”

*O trecho do poema acima é da incrível Maria Bethânia e me inspirou a falar de um tema que há tempos queria falar aqui com você. Você pode conferir o poema na íntegra ao final do post.

Existem alguns momentos no ano, como a Páscoa que acabou de acontecer, onde somos convidados à reflexão, ao encontro familiar, ao recomeço como é propagado por algumas religiões.
Não tenho a intenção de falar aqui sobre religião, porque além de não ser a proposta deste blog respeito todas as crenças independente da minha.

Quero falar de algo que nestes momentos se fala um pouco mais (viver um pouco mais já é outra coisa) que penso deveria ser praticado todos os dias, independente dos momentos comemorativos (Natal, Páscoa, Dia das Mães, dos Pais, Ação de Graças e etc), quero falar de Gratidão.

Neste mundo tão interconectado e digitalizado temos nos esquecido de coisas simples e básicas como Agradecer pelas pequenas coisas, Agradecer pelo que nos é oferecido, partilhado todos os dias, bem como Agradecer a quem nos ajuda ou ajudou, acolheu, nos deu seu ombro. Pessoas que fazem diferença nas nossas vidas, pessoas estas que nos gratificam todos os dias. Às vezes estamos tão envolvidos nas responsabilidades diárias que não temos tempo para tal.
Nestas épocas do ano somos relembrados por algumas horas ou minutos e ato contínuo voltamos ao “modus operandi”.

Na era WhatsApp (que é maravilhoso, impossível negar) a palavra com ida e volta (falar e escutar) tem perdido completamente tração e mesmo em momentos que no passado se aproveitava para um gesto de agradecimento por aquela pessoa fazer parte da nossa vida, como em uma data comemorativa, hoje substituímos por uma breve mensagem no Whats que é cheio de recursos, de imagens coloridas e divertidas mas que não substitui o falar e ouvir, o Agradecer através de uma chamada inesperada ou de um encontro pessoal o que é ainda melhor…
Ou será que estou ficando velha e louca? ???? ????

Será que a tecnologia mudará definitivamente o significado de um abraço, um aperto de mão, um alô, um olhar? Pode ser… e sou eu que estou perdendo o bonde (na verdade este já está perdido há tempos) ????.

Ou talvez isto seja tão polêmico como é falar de futebol, religião, política…
e deixando polêmicas de lado, o que acredito é que precisamos redirecionar nosso olhar: pra Agradecer + e Reclamar – . É uma questão de como escolhemos lidar com as situações que nos apresentam todos os dias.

Sempre devemos AGRADECER TER O QUE AGRADECER

Somos privilegiados e agraciados todos os dias com pequenos gestos, pequenos sinais que deveríamos Agradecer sempre. Desafios sempre existirão mas estes não podem impedir que agradeçamos por tudo de singelo ou Espetacular que nos é proporcionado.
Tenho absoluta certeza que se você, eu, analisarmos tudo que nos é oferecido vamos concluir que temos muito mais a Agradecer do que o fazemos… às vezes é mais fácil nos concentrarmos no que Não está certo e se focarmos nesta direção sem dúvida encontraremos também várias razões para reclamar. Existe um pensador (que infelizmente nao me lembro o nome) que diz que nos lembramos com incrível nitidez de quem nos fez mal, mas quase nunca nos recordamos de quem nos fez bem.
E como humanos que somos, sempre estaremos nos equilibrando entre este dois universos.

Ainda temos muito a aprender… inclusive aprender a Agradecer +.

Assumi um compromisso comigo este ano: a Agradecer Mais. Antes de reclamar pelos contextos apresentados, redirecionar o olhar para o que está acontecendo de Espetacular.

Não é simples nem fácil, mas quanto mais fazemos mais descobrimos razões para fazê-lo. É como quase tudo na vida, uma questão de treino.

Nada melhor do que Agradecer ter o que Agradecer….. a vida fica mais leve e bonita com Gratidão.

ABRAÇAR E AGRADECER
(Maria Bethânia)

Chegar para agradecer e louvar
Louvar o ventre que me gerou
O orixá que me tomou,
E a mão da doçura de Oxum que consagrou.
Louvar a água de minha terra
O chão que me sustenta, o palco, o massapê,
A beira do abismo,
O punhal do susto de cada dia.
Agradecer as nuvens que logo são chuva,
Sereniza os sentidos
E ensina a vida a reviver.
Agradecer os amigos que fiz
E que mantém a coragem de gostar de mim, apesar de mim…
Agradecer a alegria das crianças,
As borboletas que brincam em meus quintais, reais ou não.
Agradecer a cada folha, a toda raiz, as pedras majestosas
E as pequeninas como eu, em Aruanda.
Agradecer o sol que raia o dia,
A lua que como o menino Deus espraia luz
E vira os meus sonhos de pernas pro ar.
Agradecer as marés altas
E também aquelas que levam para outros costados todos os males.
Agradecer a tudo que canta no ar,
Dentro do mato sobre o mar,
As vozes que soam de cordas tênues e partem cristais.
Agradecer os senhores que acolhem e aplaudem esse milagre.
Agradecer,
Ter o que agradecer
Louvar e abraçar!