CONHECE-TE A TI MESMO

Voce quer ser bem sucedido no trabalho? Fazer a diferença? Ser aquela pessoa que entusiasma e que todo mundo reconhece como talentosa?

Então aprenda de uma vez por todas: na vida corporativa e empresarial, não importa tamanho, área ou a posição que você ocupa, ser bem sucedido requer trabalhar em equipe. Sempre. Quer se goste, ou não. Saber navegar e dominar o famoso “team work” fará com que você seja mais ágil, mais eficiente e, sobretudo, fará com que seu projeto seja implementado de forma mais segura e impactante. Mesmo que sua assinatura não esteja nele. Ou pelo menos não exclusivamente. E esse é o segredo: o importante não é você (e sua vaidade de autor), mas são suas idéias, sua visão e sua habilidade em mobilizar pessoas para torná-lo realidade.

Um dos maiores desafios no ambiente de trabalho é acertar a dose entre “ser autêntico” e defender suas opiniões, com o momento de recuar, parar, escutar e incorporar a visão alheia. Normalmente esse momento vem acompanhado de um sentimento de irritação porque os demais ou não estão entendendo o contexto, ou não acrescentam nada de útil a sua idéia já mais-que-perfeita e, pior, atrasam a sua vida e seus projetos. Já se viram em uma situação assim? Nada mais perigoso.

Conhecer a si mesmo é finalmente entender que sucesso em qualquer área pode ser medido pelos resultados produzidos, mas também pelo impacto que se causa nos outros: o que depende da percepção que as pessoas tem de você e jamais por quem você pensa que é. Entender que normalmente há um enorme espaço entre essas duas perspectivas é um passo fundamental para trabalhar melhor sua imagem profissional e ser mais competente em tudo o que se faz. O exercício de ouvir atentamente, trabalhar em equipe e evitar o que chamo de “autismo profissional” não apenas determinará seu sucesso, como pode transformar você em uma pessoa melhor ,mais atenta e conectada ao mundo ao seu redor. Penso sempre sobre isso em tudo o que faço, e vou tentando me aprimorar a cada dia. Uma experiência que vale a pena.