Depois de um (nem tanto assim) longo e tenebroso inverno

Na Suíça finalmente já é primavera! (Este ano ela demorou mais que o normal pra chegar…).

Para nossa eterna alma tropical, receber um pouco de luz, calor e cor depois de tanto frio e penumbra é reconfortante.

E com as flores, volta a nossa vontade de retomar os textos do blog, do nosso jeito, bem MyWay2….depois de um longo (mas nem tanto)  e tenebroso inverno. Oba!

Com a correria  acima do normal, mudanças no trabalho, viagens, crises pra resolver, volta às aulas, etc, tivemos um lapso no Blog.

Nós gostamos de escrever de forma inspirada e não deu pra conciliar todo o stress com inspiração: acreditamos que acontece com todos, por mais multitask que se tente ser. Escrever e se conectar pra nós significa pensar com alguma tranquilidade, ter cuidado, inspiração, vontade.

 

 

Então as vezes é melhor pausar e depois retomar. Essa foi a lição.

E, pra  celebrar, segue o nosso post sobre a primavera, com o poema de Décio Pignatari, tradução inspirada de Charles D’Orleans. Se não é primavera la fora, que seja aqui dentro, na alma! Ate breve.


Primavera… Ah! A Primavera!

Antes que você pense que me perdi no  tempo (o que às vezes é bom e até necessário) não é o caso aqui: a Primavera acaba de chegar ao hemisfério norte!!!

Dizem que o tempero da vida depende de quem tempera…. logo, costumo dizer que  o colorido depende de quem colore (e creio que é mesmo assim)….

Talvez por isto a Primavera foi desde sempre minha estação preferida, deve ser  porquê as flores que invadem nosso jardim físico e mental têm o poder de deixar tudo mais leve e perfumado (ou será que gostar tanto é  porque nasci nesta linda estação?) Nunca encontrei resposta para esta pergunta tão existencial, rs …) mas a verdade é que o colorido me encanta…..

E ter a possibilidade de ver este colorido surgir como por encantamento ou milagre da natureza é incrível…principalmente no hemisfério norte onde a mudança de estações é muito marcada, impossível não perceber fortemente esta transição.

E o colorido começa a dar o seu tom em todos os lugares

Até nos muros a Primavera se faz presente e imponente…

E pra quem está do outro lado  apreciando o início do outono desejo que este chegue com a leveza  presente nesta estação, mas principalmente com a boa expectativa que daqui a pouco será a estação das flores  também deste lado.E estar em um país onde o inverno é frio de verdade, chuvoso, nevoso (?)  e cinza não tem nada mais encantador do que receber a Primavera… Ah! A Primavera!!!
E quando  literalmente da noite para o dia você se depara com esta transformação nao é possível ficar impassível e não agradecer, apreciar e louvar a mãe natureza por este presente que ganhamos, que podemos admirar sem pagar nada por….
Basta ter o olhar atento, o tempo correto, a vontade e capacidade de reconhecer uma vez mais que as mais belas coisas da vida são as oferecidas de graça a todos nós…felizmente!

A Primavera nos tira da  introspecção do inverno para a alegria, o colorido, o recomeço… estação onde  o dia e a noite tem a mesma duração, onde tudo se equilibra…..

E para vocês que ainda terão que esperar alguns meses pra chegada desta linda estação, seguem algumas flores pra colorir o seu outono…..acompanhadas de uma  linda  poesia; traduzida pelo talentosíssimo Decio Pignatari, pai da Serena; que traduz lindamente esta estação e que vale muito ser apreciada  nesta linda Primavera que se inicia.

Foto tirada 1 semana antes da Primavera

Foto tirada no dia de início da Primavera: emocionante!

 

“O tempo despiu o seu manto”,  Charles D’Orleans, tradução Decio Pignatari, livro Poesia pois é Poesia.

O tempo despiu o seu manto
De chuva e de vento gelado:
Vestiu-se de ouro em brocado,
Fiado do sol claro e santo.
E diz todo bicho, em seu canto
E jargão, sem asas e alado:
O tempo despiu o seu manto.

O córrego, o regato e a fonte,

Em sua libré aristocrata,

De gostas de jóias de prata,

Festejam as roupas do encanto:

O tempo despiu o seu manto.

A poesia “O Tempo despiu o seu Manto” está no livro acima, poeticamente traduzido por Décio Pignatari