FÉRIAS E TRABALHO – VIVA BEM COM OS DOIS

Neste verão (Julho /Agosto aqui na Europa) decidi tirar três semanas de férias. Um luxo. Normalmente saio duas semanas no verão e duas no inverno. Mas, dessa vez corpo e mente estavam pedindo um descanso mais prolongado. Decidimos fazer uma viagem de carro para o sul da Franca e depois Toscana, na Italia, já que pegar a estrada é mais relax e eu queria uma folga de aeroportos.

 

Sentada no banco da praça, como os locais. Fazendo nada e olhando o movimento Em Lucca, intramuros.

Uma delícia: paisagens lindas, cidades e propriedades medievais cheias de charme, onde come-se e bebe-se divinamente. Além das atrações culturais: na França ficamos em Grasse, a « cidade dos perfumes » que abriga há séculos as tradicionais casas de fragrâncias responsáveis por todos os grandes nomes da perfumaria francesa. O icônico Chanel no. 5 inclusive.

Maison Fragonnard. Tradicionalíssima casa de fragrâncias. Em Grasse

Jardim Fragonnard

Em geral, as pessoas querem se desconectar  nas férias longas do ano. Mas o fato é que a tecnologia está invariavelmente presente e eu, por exemplo, só fico em lugar com wi-fi. Não dá mais pra ser diferente nos dias de hoje e, com a vida multitask que levo, menos ainda. Logo, as conexões, as redes sociais, o whatsapp e os emails viajam junto.  Há tempos fiz as pazes com tudo isso. Aproveitei muito bem as férias e… também trabalhei. Um pouco, mas trabalhei. Fiz alguns conference calls  (assuntos mais urgentes), dei uma atualizada nos e-mails pra não ter aquele acúmulo louco de varias semanas e li alguns projetos que precisava ler. Mas fiz tudo isso no meu ritmo, nas horas que tinha vontade, relaxada, num ambiente de puras férias em fam’ilia. E foi ótimo e produtivo.

Adoro fotografar portas. SEmpre fico imaginando o que se passa por detrás delas…. Essa diz: “Tome seus sonhos por realidade”. Em Châteauneuf.

Villa Torregiani, em Lucca, Toscana. Um dos “palazzos”do sec XVI mais bem conservados da Italia. Essa na frente sou eu, fazendo ares de condessa.

Há quem sofra e estresse quando precisa lidar com o mínimo de assuntos profissionais nas férias ou feriados, fazem drama, acham um abuso, falta de respeito etc. Tudo certo, mas não funciona comigo. Todos precisam de equilíbrio, de momentos de descanso, de períodos de desconexão. Eu inclusa,. Mas considero o trabalho parte integrante da vida e, assim como não deixo de viver bem quando trabalho, também posso lidar com o  trabalhar quando estou de férias.Sem crise. A tecnologia permite que você se organize, atualize suas coisas profissionais e curta seus momentos de lazer. Tudo ao mesmo tempo. Todo adolescente sabe disso. E podemos aprender muito com eles .
Dessa forma voltei das minhas três semanas mais tranqüila, menos ansiosa e muito mais descansada e equilibrada. Pronta pra mais um semestre ativo, produtivo e bom de ser vivido.

Grasse

Quarto com vista, Toscana