O Lugar que fui e nunca estive

 
O que consegui ver da cidade que planejava conhecer em terra:
ao menos uma vista bonita do alto

Depois de depoimentos tão lindos de nossas convidadas sobre escolhas, o que vou contar é muito mais simples e menor, mas como disse a Anahi em seu post, “algumas decisões mais simples, a gente nem percebe que as tomou”, mas elas também são importantes. Essa ilustra o quanto a vida surpreende e quanto as nossas escolhas, por menores que sejam, podem nos trazer um aprendizado importante.
Entao, vamos à questão:

Um amigo de meu marido e agora meu também (mas ele gosta muito mais dele, rs) faria aniversário e fomos convidados por sua família que lhe faria uma festa surpresa. Meu marido ficou super animado (ama uma festa) e disse que deveríamos ir, seria uma surpresa para uma pessoa muito especial e que este momento seria único. Detalhe: a festa seria em Gibraltar, sua cidade natal.
Eu sabia que estaria voltando de uma viagem pesada um dia antes e teria que viajar em seguida. Mas como uma das coisas que mais gosto é voar (= viajar) através de outras asas uma vez que a nós seres humanos não foi dado esta possibilidade… mas para isto temos os aviões… então concordei na hora, além de ver um amigo querido iria conhecer um novo lugar e seu amado povo.

 

Para viabilizar a  minha ida  (meu marido foi antes) e fazer parte da surpresa eu teria que viajar a Gibraltar e ficar menos de 24hs na cidade: parecia loucura não é? Tambem pensei assim por 5 segundos e em seguida pensei o seguinte: quando é que ele terá outra festa surpresa? E talvez nenhuma outra em que eu possa participar… então apesar do cansaço, escolhi ir…

E a aventura começa: chego de São Paulo na quinta para uma reunião de trabalho, vôo para Londres na sexta tarde da noite, durmo lá para conseguir pegar o primeiro vôo para Gibraltar que aterrisaria às 11:00hs, e teria toda a tarde para apreciar a cidade antes da festa planejada para a noite.
O que eu não sabia até aquele momento é que a aventura seria bem outra do planejado:

11:00 – não pudemos pousar em Gibraltar, ventos cruzados não permitiram, depois do avião arremeter duas vezes;

 
Vista da cidade quando o avião arremetia pela  2a vez

12:00 – tentativa em Málaga, também sem sucesso

 

 
 Cada vez mais alto e a possibilidade de pouso cada vez mais baixa….

12:30  – avião ficando sem combustível… aterrisa em Sevilla para abastecer… somente para abastecer porque não tinha autorização para desembarque….

 

 
vista linda antes de acabarem as chances de pousar onde deveríamos…

13:00 – Abastece…

13:30 – piloto avisa que aeroporto em Gibraltar e Málaga foram fechados,

14:30 – sem pessoal em terra para pousar em Sevilla, após 2 horas dentro do avião esperando,
finalmente chegou a autorização para desembarque…

15:00 – desembarcamos: 7 passageiros sem visto para entrar na Espanha… mais 1h de espera,
16:00 – depois de tudo, os trâmites de entrada no país resolvidos, aproximadamente 3:30hs de transporte terrestre para Gibraltar….sem comida. Um kit kat na mochila me salvou.

19:35 – Chegada à Gibraltar, vindo de um vôo que estava planejado para pousar às 11hs da manhã.
Ufa, cheguei a tempo da festa surpresa que seria às 20hs… tempo para tomar um banho e ir para uma festa muito divertida, com pessoas incríveis e com um aniversariante extasiado pela surpresa…

 
Os remanescentes no final da festa antes da próxima parada – aeroporto

Fiquei na festa até as 2:00am porque teríamos que ir para o aeroporto as 4:00am de domingo…

E fiquei pensando no caminho para o aeroporto agora em Málaga (que desta vez estava ok para pousos e decolagens) após 8hs apenas na potencialmente linda e interessante Gibraltar, que poderia chamar esta viagem de: o lugar que fui e nunca estive…..
E também pensei: um típico programa de índio que faria  novamente apesar de todo os imprevistos da viagem e do cansaço da viagem anterior, pois a escolha que fiz inicialmente era ir à festa surpresa de um amigo querido. Fui à festa, pude dar-lhe um abraço apertado, ver seus olhos brilharem de felicidade em estar rodeado de pessoas que fazem diferença em sua vida, participar de um momento de alegria único  (Jason um brinde à você!). E estas são as coisas que não tem preço na vida.

São estas escolhas que nos fazem aprender e crer que o esforço vale a pena, mesmo que o meio do caminho (que também precisa ser muito apreciado) não seja exatamente como imaginávamos que seria.

Neste momento do ano é quando normalmente paramos pra fazer balanços: eu desejo que você faça o balanço de sua vida, dos seus momentos, analisando as escolhas que fez e que te trazem alegrias, que fazem os seus ou os olhos de pessoas importantes pra você brilharem: estas são as que verdadeiramente valem a pena, mesmo que para isto tenha que fazer uma viagem de 12hs (quando seria de 3hs)…
A única Escolha que desejo que faça, seja ela pequena ou grande, é que Escolha Ser Feliz!
Pois é muito melhor ser feliz do que ser triste, alegria é a melhor coisa que existe… como já dizia o nosso eterno Vinicius de Moraes…