O mundo está precisando de mais pessoas gentis do que pessoas geniais!

” A forma como ele (a) reage  às ideias, às opiniões diferentes das suas de fato não é muito boa, na verdade é muito ruim… mas ele (a) é tão inteligente, é brilhante, tem muito conteúdo”.

Oi ????? ????

Já ouvi este comentário tantas vezes que  é preciso tomar cuidado pra não começar a acreditar que ser brilhante e ter um bom conteúdo justifica toda a forma inadequada, às vezes grosseira, com que se interage ao redor.

Quanto  mais amadureço (acho mais sofisticado que envelheço) menos compreendo como pessoas ditas inteligentes, preparadas, bem formadas ainda podem ser tão arrogantes e desrespeitosas ao expressarem suas opiniões e seus pontos de vista.

Como em pleno século 21 ainda nos deparamos com líderes (se bem que nem deveríamos  chamá-los assim) que ainda gritam, esperneiam, mudam até o tom da pele para se oporem a uma idéia ou proposta?

Devemos dar um desconto por serem considerados Inteligentes? Brilhantes? Inteligente pra mim é quem sabe ouvir com respeito a idéia ou proposta do outro. É quem sabe não se exaltar mesmo que a idéia seja diferente da sua…. mesmo que a entrega esteja diferente do briefing dado…. mesmo que considere que o interlocutor seja menos inteligente e brilhante que ele/ela.

Um dia destes tentaram me convencer com o seguinte argumento:

“Todos estão muito pressionados. Em um mundo cada vez mais competitivo, superlativo, interconectado e ágil não há tempo… Muitas vezes não há tempo para cuidar da forma… é preciso agilidade para que as coisas aconteçam”.

Gentileza (ou às vezes apenas boa educação) precisa de tempo para ser praticada? Você só se dispõe a ser gentil e cuidar da forma quando há tempo disponível? Gentileza e educação estão na prateleira classificadas como “Praticar se tiver tempo”?  ???? OMG!!!

Se tudo isto for uma boa justificativa pra perdemos o respeito pelo ser humano, por perdermos o sorriso no rosto, pra esquecermos um gesto gentil ou perdermos a paciência em ouvir e respeitar a idéia do outro, não deveríamos nos perguntar:

O que mesmo vale a pena?  Pra que mesmo estamos aqui: neste  projeto? neste trabalho? neste contexto?

Acredito no contrário: Acredito na gentileza! Independente de qualquer elemento externo que se apresente. Acredito no discordar sem perder a classe, a paciência ou o sorriso. Em sair de um encontro melhor do que entramos.

O mundo está perdendo a Elegância e eu continuo acreditando na gentileza!

O mundo está precisando de mais pessoas que ouvem do que das que falam aos ventos e trovões sem ter a forma correta.

O mundo está precisando de mais respeito e menos “você sabe quem manda aqui?”.

Aliás, creio que cada vez menos existirão “você sabe quem manda aqui” e mais “nós construímos juntos aqui!”. É disto que o mundo precisa, é disto que o mundo está carente e na minha opinião esta é uma das razões pelas quais as conquistas e resultados se apresentam cada dia mais difíceis e continuarão, se o tom não for mudado.

As pessoas querem trabalhar, construir, viver e comemorar juntas independente de quem é que manda (afinal todo mundo sabe quem manda, principalmente os inteligentes…).

E daqui pra frente o desafio será cada vez maior: esta nova geração (talvez a minha tenha sido mais resignada, se bem que eu não me encaixo nisto) não se intimida e não respeita ninguém pelo grito, pelo contrário…. não darão o seu melhor, ou melhor nem farão parte deste  ambiente… profissional, social ou familiar.

Não existe bom conteúdo que suporte uma forma incorreta. Pra mim a forma é tão importante quanto o conteúdo. Infelizmente temos esquecido esta premissa tão básica pelo caminho…

Ser gentil e respeitoso é Chique, é adequado, fala muito de nós em todos os aspectos…..

Não mudar o tom de voz mesmo quando quer mandar uma mensagem mais dura, mais ácida, é ser Chique, sinal de elegância e inteligência.

Medo é muito diferente de respeito… ter o respeito das pessoas é Chique… De medo ninguém está mais precisando não é mesmo?

E assim, cada vez me convenço mais que o mundo está precisando de mais pessoas gentis do que pessoas geniais!