Sobre a Suiça, morangos e aspargos

Com a chegada da primavera na Europa – veja o post da Lilian aqui – também está chegando a época de Aspargos e Morangos! Deliciosos e de todos os tipos tamanhos. Achei por bem republicar esse post, mesmo tema do ano passado, com mais uma receita, por puro deleite!

A Suíça, é um pais lindo, com paisagens de tirar o fôlego.

Vivemos na parte francesa, à beira do Lac Léman, ou mais conhecido como o Lago de Genève.

Os suíços, em geral, prezam a qualidade e não a quantidade, não são consumistas inveterados  e nossa mentalidade de novo mundo requer uma certa adaptação. Por exemplo, as geladeiras são mínimas comparadas com o padrão americano e brasileiro, o freezer, quando há, é uma portinha embutida na própria geladeira.

O comércio fecha cedo todos os dias, e jamais abre aos domingos. Esses fatos são uma dor de cabeça para a mulher que trabalha fora, mas, quando a gente se adapta à rotina do lugar, percebe que uma geladeira pequena obriga a sempre ter alimentos mais frescos (já que não há espaço pra « estoque ») e que lojas fechadas induzem a outros hábitos que não shopping ! Rsrrs.

Também gostei de usar produtos da safra, o que é um hábito  bem suíço (e europeu de maneira geral). Há, por exemplo, a época de aspargos no começo da primavera. e da abóbora no outono . Esses itens, na safra, se encontram em destaque nos  supermercados e  em todos os lugares, de todas as formas e tamanhos. Pra quem gosta, é um prato cheio. Eu adoro ! Segue uma receita simples de aspargos que, pra mim, vale uma refeição cinco estrelas ! Sei que no Brasil encontramos tudo o tempo todo, então, se quiserem sentir um pouco o gostinho daqui, experimentem !

Minha maneira de preparar aspargos frescos :

Normalmente compro um maço de aspargos verdes, meus preferidos. Mas essa receita pode ser preparada com aspargos brancos também, mais grossos. Corto a base dos aspargos, mais dura e fibrosa e mergulho em uma panela com água fervente salgada, tomando o cuidado de mergulhar apenas ¾ do bastão, deixando as pontas, mais delicadas, fora da água. Deixo ferver por 15 min e o vapor da água é suficiente para cozinhar as pontas. Testo com uma ponta de faca para verificar que as bases estão macias.

À parte, derreto manteiga e separo algumas gemas de ovos, para serem misturadas à manteiga derretida.  Tempero com sal e pimenta do reino e gosto de adicionar uma colher de mostarda « ancienne », aquela com os grãozinhos aparentes. Pronto. Basta regar os aspargos cozidos com esse molho e acompanhar com algumas fatias de prociutto di parma. Outra opção é substituir as gemas por um ovo pochê.

 

Escolho morangos pequenos, lavo e coloco em uma tigela, cortados ao meio. Rego com um cálice de kirch (aguardente Suíça à base de cereja, muito usada no preparo dos famosos fondues de queijo). Mas conhaque, ou mesmo uma cachaça de boa qualidade são ótimos. Um pouco de açúcar mascavo, folhas de hortelã e deixo descansar um pouquinho. Pronto. De comer às colheradas.
Uma taça de vinho branco gelado (na Suíça o vinho ideal seria um Petite Arvine) e voilá ! O céu é o limite.