VIVO A SORRIR…

Falando mais uma vez das coisas simples da vida (um tema que me encanta e que gosto muito de pensar a respeito), nestes últimos tempos tenho observado como uma destas coisas muito simples que é SORRIR, tem se tornado objeto raro em nosso dia-a-dia.


Com o stress da vida atual que todos enfrentam: nas pequenas ou grandes cidades, nos países desenvolvidos ou em desenvolvimento, nos lugares antes considerados seguros e que hoje se tornaram tão tensos quanto os antes considerados os mais perigosos, com as inúmeras tarefas a cumprir.
Parece que todo esse acúmulo de atividades e pressão estão deixando pouco espaço para sorrisos.

Não estou falando de gargalhar, que é outra história e que também faz um bem danado.
Estou falando apenas de um sorriso discreto, de um sorriso amigo, de um sorriso rápido, nem isto parece ser comum ou fazer parte da rotina nos últimos tempos…..
A loucura do mundo atual está nos tirando o que há de melhor, o que há de mais simples, de mais fácil, de mais singelo: S O R R I R.
Em alguns ambientes sorrir até “pega mal”: alguns até poderiam te dizer: “o mundo está desmoronando e você está sorrindo por quê?”
Tá faltando trabalho?
Tá feliz por quê?
E assim por diante……

Estamos menosprezando o poder de um sorriso mesmo que seja de canto de boca, mesmo que seja tímido, mesmo que seja rápido.
Se sorríssemos um pouco mais certamente as coisas poderiam ser menos complicadas, faríamos o nosso e o dia e o de quem está ao nosso redor menos pesado, menos tenso, mais feliz….

E estes dias percebi algo que passei muitos anos sem perceber, talvez seja muito óbvio e vôces irão pensar “que Poliana que ela é”, mas constatar foi libertador para mim.

Quando as pessoas vem até você para te saudar por um dia especial, como seu aniversário, todos vêm com um sorriso nos lábios, sem pedir está lá o sorriso, está lá a espontaneidade, está lá a vontade de trazer alegria para o seu dia….
E são as mesmas pessoas que na maioria do tempo estão de cara amarrada, compenetradas, sérias e sem tempo…

Fiquei me perguntando: Por quê não pode ser assim todos os dias???
Por quê precisamos de uma razão como um aniversário ou uma conquista para termos um sorriso no rosto para o outro?
Por que não distribuir este sorriso sempre? Não custa, não machuca, não ofende, pelo contrário, o efeito é sempre positivo, contagiante…

Eu disse para um colega de trabalho no dia do meu aniversário: Quanto sorriso bonito e espontâneo recebi hoje! Será que a solução é fazermos aniversário todos os dias?
Se esta é a condição, até que valeria a pena.

Tem um lema que acredito deveríamos adotar em nossas vidas apesar das adversidades que são muitas, que são densas e que todos enfrentam no seu dia-a-dia: Deveríamos VIVER A SORRIR!!!

Parece piegas e sonhador (e deve ser mesmo!), mas mesmo assim sugiro que experimente. Mal não fará. E provavelmente descobrirá que fará a vida de muitos mais leve, mais divertida, mais significativa com apenas um sorriso, um simples sorriso: não custa nada tentar!

Tem uma música que gosto (ouça aqui completa) que traduz muito bem isto:

“Eu vivo a sorrir, eu vivo a sorrir

pro caso de você virar a esquina

e adentrar a livraria

pro caso de o acaso estar num bom dia,

pro caso de o destino me haver reservado a alegria……”

Minha proposta é que tenhamos a coragem, a vontade, a disponibilidade pra SORRIR +.

Sugiro começar rindo um pouco mais de você mesma, este é um bom exercício. Você vai constatar que não se levando tão a sério, afinal a vida é muito curta pra ser levada muito a sério, os problemas se tornarão menores e a solução chegará mais rápido.
E se conseguir rir de si mesma, verá que dar um sorriso pra quem está do lado é só um pulinho…

E como diz a música que cito acima, eu acredito que o inesperado traz boas notícias pra quem as espera com sorriso aberto, com um sorriso apesar dos desafios que se nos apresentam, apesar da efemeridade da vida….

Muito inspirador, esta imagem que tomei emprestada da Bruna Lombardi.