APRESENTANDO COM GRAÇA E EFICIÊNCIA

Apresentações são uma rotina na nossa vida dentro das empresas, acreditamos que pra você também. Normalmente usamos o suporte de slides, power point, flipcharts ou outro recurso semelhante. Nós duas já temos nisso uma rotina: não se passa uma semana em que não precisemos fazer uma apresentação de trabalho. Para uma ou dezenas de pessoas.

Esse tema gera ansiedade e muitas dúvidas. Então achamos bacana passar algumas dicas com base na experiência. E, como disse uma vez a diva Fernanda Montenegro, entrar no palco sempre dá frio na barriga.

Nossos aprendizados : o apresentador é sempre você, não o seu material de apoio. Este só tem a função de te ajudar a seguir um raciocínio lógico. As pessoas sempre vão se interessar muito mais pelo que você fala, seu jeito de contar o assunto, sua linguagem corporal do que seja lá o que estiver nos seus slides.Você é sempre mais interessante .

Preparo é 99% do sucesso. Não tenha preguiça: não se trata de revisar seus slides, mas de saber o que e como falar. Medir o tempo. Ouvir a própria voz e imaginar que tipo de perguntas podem ser feitas. Prepare-se. Fale na frente do espelho. Meça o tempo. Poucos slides e limpos, sem muitos detalhes ou texto é princípio básico de comunicação. Mas muito pouco seguido.
Por fim, capriche no título: bons começos instigam suspense e interesse para se saber o restante.
Lembre-se também que você é a pessoa que mais entende do assunto, então fique segura: você terá muito o que agregar para a audiência que estará te prestigiando.
E por fim, mas não menos importante: se arrume, capriche no visual, esteja bonita com roupas e sapatos que te deixem confortáveis.

Resumindo o que entendemos ser fundamental em uma apresentação:

  • o apresentador é você: o material de apoio, é apoio como o nome já diz;
  • se prepare bem: treine, busque referências, entenda o que espera a audiência;
  • pontualidade: fundamental que inicie sua apresentação no horário planejado. Independente do país onde esteja, você deve esperar os convidados e não o contrário;
  • dê seu toque pessoal, tenha graça, você não é um robô repetidor de slides e textos pré-formatados;
  • e este não precisávamos nem falar, mas já falando: olhe para platéia e não para os seus slides.