O SOL NOSSO DE CADA DIA……

Parque em La Tour-de-Peilz

Que o Sol tem um efeito super positivo sobre o humor, a alegria e disposição das pessoas todos nós já sabemos. Que as pessoas mais expostas ao sol tem mais predisposição a ter uma visão positiva sobre as situações e que o contrário é verdadeiro, também…..

Praça do Porto em La Tour-de-Peilz

Mas apesar de tudo o que ja se escreveu ou se falou, nada melhor do que vivenciar para constatar…
O que eu quero compartilhar com vocês é o comportamento que tenho presenciado onde ele tem presença durante um período curto do ano.
Incrível como se valoriza, se aprecia e se reverencia quando não se tem o tempo todo.
No Brasil temos sol praticamente todos os meses do ano e acordar com sua presença magnífica é lugar comum neste nosso lindo país. Acordar com a presença deste astro rei em outras partes do mundo já não é tao comum, como na Suíça. E isto faz toda diferença, isto muda tudo!!! Impressionante observar a mudança de humor, a presença do sorriso no rosto dos Suíços ou moradores deste país, quando ele aparece. É uma presença ilustre: esperada e valorizada!!!
As ruas, parques, o lago, gramados, antes vazios passam a ser disputados… Todos buscando, literalmente, um lugar ao Sol….

Parque em La Tour-de-Peilz

Todos querem aproveitar ao máximo cada minuto de luz e não perder sequer seus últimos raios. Se reúnem para piqueniques, churrascos, bebidas, etc. ao redor do lago, nas piscinas públicas, no gramado, qualquer espaço está valendo, desde que seja ensolarado. Todos festejam, e parece ser mais uma confraternização com o Astro Rei do que com os próprios participantes ao redor.

Mas o que vale mesmo e é bonito de observar, e de aprender é que um dia sem sol no verão é um dia perdido no calendário. Sabe por quê? Por que diferente da presença abundante por aqui, lá, sua presença majestosa dura poucos meses, e uma temperatura agradável e amena ao ar livre ainda menos…. Então é preciso aproveitar sua presença todos os minutos nos poucos meses em que permanece por estas bandas.

 

O que aprendi? Ou observei?
Como nós não valorizamos, na maioria das vezes, o que está disponível e sempre à mão. E como o contrário é totalmente verdadeiro.

Tenho aprendido que um Dia de Sol pode trazer pra vida das pessoas, muito mais que um sorriso feliz, pode de fato fazer um dia inteiro mais feliz….
E que em países de clima similar ao Brasil e em nosso lindo país nem nos damos conta da preciosidade que temos…. de graça, majestoso todos os Dias….

Viva o Sol, nosso Astro Rei!

Por do Sol em Vevey