SOBRE A SUÍÇA E OS ASPARGOS (UMA RECEITA…)

A Suíça, onde eu e a Lilian moramos, é um pais lindo, com paisagens de tirar o fôlego.

Vivemos na parte francesa, à beira do Lac Léman, ou mais conhecido como o Lago de Genève.

Os suíços, em geral, prezam a qualidade e não a quantidade, não são consumistas inveterados e nossa mentalidade de novo mundo requer uma certa adaptação. Por exemplo, as geladeiras são mínimas comparadas com o padrão americano e brasileiro, o freezer, quando há, é uma portinha embutida na própria geladeira.

O comércio fecha cedo todos os dias, e jamais abre aos domingos. Esses fatos são uma dor de cabeça para a mulher que trabalha fora, mas, quando a gente se adapta à rotina do lugar, percebe que uma geladeira pequena obriga a sempre ter alimentos mais frescos (já que não há espaço pra « estoque ») e que lojas fechadas induzem a outros hábitos que não shopping ! Rsrrs.

Também gostei de usar produtos da safra, o que é um hábito bem suíço (e europeu de maneira geral). Há, por exemplo, a época de aspargos no começo da primavera. e da abóbora no outono . Esses itens, na safra, se encontram em destaque nos supermercados e em todos os lugares, de todas as formas e tamanhos. Pra quem gosta, é um prato cheio. Eu adoro ! Segue uma receita simples de aspargos que, pra mim, vale uma refeição cinco estrelas ! Sei que no Brasil encontramos tudo o tempo todo, então, se quiserem sentir um pouco o gostinho daqui, experimentem !

Minha maneira de preparar aspargos frescos :

Normalmente compro um maço de aspargos verdes, meus preferidos. Mas essa receita pode ser preparada com aspargos brancos também, mais grossos. Corto a base dos aspargos, mais dura e fibrosa e mergulho em uma panela com água fervente salgada, tomando o cuidado de mergulhar apenas ¾ do bastão, deixando as pontas, mais delicadas, fora da água. Deixo ferver por 15 min e o vapor da água é suficiente para cozinhar as pontas. Testo com uma ponta de faca para verificar que as bases estão macias.

À parte, derreto manteiga e separo algumas gemas de ovos, para serem misturadas à manteiga derretida. Tempero com sal e pimenta do reino e gosto de adicionar uma colher de mostarda « ancienne », aquela com os grãozinhos aparentes. Pronto. Basta regar os aspargos cozidos com esse molho e acompanhar com algumas fatias de prociutto di parma. Outra opção é substituir as gemas por um ovo pochê. Uma taça de vinho branco gelado (na Suiça o vinho ideal seria um Petite Arvine) e voilá ! O céu é o limite.