VOCÊ TEM UMA SOLUÇÃO PARA CADA PROBLEMA OU UM PROBLEMA PARA CADA SOLUÇÃO?

Você já reparou que para uma mesma  idéia sempre haverá pessoas que dirão por que ela não funciona e outras, que  dirão como ela poderia ser realizada?
Que sempre haverá pessoas que encontram  problemas pra qualquer solução apresentada e outras que acharão uma solução para qualquer problema que se apresente?

O que diferencia estas pessoas?
Seria cultura, personalidade,  educação, definição religiosa, nacionalidade? Tudo isso junto?

Tenho refletido muito a respeito deste tema…
Tendo a acreditar que acima de tudo é uma questão de escolha:
Você pode escolher ser a pessoa que soluciona, que empurra, que pergunta:  como fazer? Como superar os problemas potenciais, sem matar uma boa ideia?

E aqui estamos falando da vida, desde as pequenas coisas: você vai pra praia, depois de muito tempo sonhando com dias ensolarados… e chove. Você pode ficar no mínimo chateado e acabar com seus dias tão sonhados, ou encontrar uma solução como colocar a leitura em dia, ir àquele restaurante bacana que não ia há tempos e curtir o que tinha planejado de um jeito diferente…ou curtir as férias mais chatas dos últimos tempos.
Ou decidir curtir a solidão de um fim de semana ao invés de se aborrecer com a circunstância, como a  Serena falou no “Sozinha… e um omelete“?

No trabalho, onde passamos a maior parte do nosso tempo, isto é ainda mais impactante.
Não é muito mais inspirador, gostoso e enriquecedor trabalhar, dividir projetos com pessoas que têm uma perspectiva positiva e aberta para novas idéias? Mesmo que  sejam muitas vezes arriscadas e difíceis… Desenvolver um olhar de como viabilizar ao invés de matar a idéia por medo de falhar?
Não é muito mais inspirador trabalhar com pessoas que mantêm, por escolha, acredito, um astral positivo apesar do contexto complicado?

Logo no  trabalho, onde temas simples podem virar muitos complexos e onde espera-se um ambiente de pessoas pragmáticas. Mas ser pragmático não significa ser inteligente. Inteligência tem a ver com criar um ambiente mais aberto, criativo e melhor. Inteligência  é não deixar que o ambiente de trabalho te transforme em um ser humano frustrado, infeliz e sim em uma pessoa melhor….tendo um olhar desenvolvido  para encontrar soluções onde ninguém vê.

O mundo precisa mais de pessoas que  fazem a roda girar, que fazem  o colega do trabalho sorrir ao encontrar um parceiro pra realizar seus projetos;  que faz o almoço em família ser mais feliz, apesar dos desafios familiares;  que provoca os amigos a buscarem uma perspectiva positiva para seus problemas. Não é fácil! Mas quem foi mesmo que prometeu que seria? De quem é a culpa de não ser fácil? A gente escolhe se vai ser vítima ou autor. Como autores, pelo menos temos a chance de construir um mundo melhor, mais leve, mais humano, com mais soluções….

Problemas sempre existirão: a maneira de solucioná-los depende da escolha de cada um…
Precisamos fazer mais escolhas incertas, arriscadas, mas positivas…

Esta é a graça da vida e a minha proposta!
#miranalilian

Quer ler mais sobre o tema? Aqui vão algumas dicas: