É NATAL!!!

 

Nós do MyWay ADORAMOS uma celebração e o Natal então… é data pra lá de especial! Aqui na Europa, e na Suíça em particular, é o momento da chegada das primeiras neves do inverno, há um clima de excitaçâo no ar, mas também uma sensação de aconchego, de família, de festa em casa, a volta da árvore de Natal (Sapin de Noël, como chamamos aqui) e da lareira.
Claro que também é época de presentear, de fazer compras e o comércio se prepara. Mas menos. Com menos intensidade do que vemos no Brasil ou nos Estados Unidos, por exemplo. Os presentes de Natal típicos aqui são bem pessoais, de preferência feitos por você mesmo, ou com uma bossa regional, buscando algo único, artesanal, não comum.

 

Cartões e velas, tudo feito à mão, todos diferentes, na feira de Natal de La Tour-de-Peilz, onde moramos

 

Cada barraquinha tem o seu jeito, sua maneira de montar as coroas, que enfeitam todas as portas

Para isso, a tradição mais celebrada são os famosos “Marchés de Noël”: mercados de Natal ao ar livre. Toda cidade faz o seu, uma festa de luzes, de barraquinhas com todo tipo de produto feito para a época natalina, normalmente artesanais ou de pequenos produtores da região. A graça está em percorrer esses mercados com a família e amigos (lembrem-se que está o maior frio, um gelo mesmo), encontrar as pessoas, tomar vinho quente, fazer as compras de decoração e para presentear, se encantar com a festa de luzes, que transforma tudo em deslumbramento. Visitamos vários este ano, inclusive o famoso Marche de Noel de Strasbourg, considerado o melhor Mercado de Natal da Europa.

O Marche de Noel em Lausanne
Strasbourg: Marche de Noel: sofisticado e famoso
O Marché de Noel em Strasbourg

Tudo alegre, mas aquela alegria mais invernal, mais tranquila, que passa por ficar junto, se aquecer ao pé do fogo, descansar, refletir e começar o ano com pé direito e energia renovada. Com sorte, a neve chega em quantidade suficiente para abrir a primeira temporada nas pistas de ski.
As férias aqui são curtas, as escolas logo começam depois da primeira semana de janeiro, e todos se preparam para enfrentar o longo inverno que vem por aí.

Visitantes de toda Europa viajam a Strasbourg, cidade que fica
na França (apesar do nome alemão – que a historia explica) para
apreciar o Mercado de Natal mais famoso e animado
Com o frio instalado, só mesmo um vinho quente e bom papo

 

Saquinhos de Nougat, doces ã base de mel e castanhas variadas, sobretudo amêndoas, uma delícia

Na Suíça, não podia faltar o fondue!
Torrones e outras delícias, vendidos aos pedaços

O Natal parece ter um significado diferente por aqui: mais simplicidade, menos consumismo. Apreciar o “vin chaud”, o nosso vinho quente, talvez seja o programa mais apreciado junto a família e amigos, e não apenas tem a ver com se aquecer pra enfrentar o frio gelado, mas sim em apreciar as coisas simples, mas as mais satisfatórias da vida.

E é com esse espírito de calor, iluminado pela amizade, pelo aconchego, pelas risadas e alegria dos mercados de rua e das boas conversas ao pé do fogo, que desejamos a todos os nossos amigos e leitores do myway2blog um Feliz Natal, à maneira de cada um, para que pensamentos bons, criativos e iluminados nos inspirem para seguir adiante e encerrar com chave de ouro mais um ano que está por terminar!

Um forte abraço,
Lilian e Serena

Nosso desejo que você, sua família e todos os seus amigos
de vida tenham um Feliz e lindo Natal!